sábado, 14 de dezembro de 2019

Clarim Farrapo

Na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, processava-se desde 1824 a colonização, com os imigrastes alemães, que ocupavam a região do Vale dos Sinos.
Em 1869, o governo da província decide intensificar a colonização na parte superior da Encosta da Serra, requerendo autorização ao governo imperial, para povoar com colonos europeus.
No ano de 1870, são destinados 2 territórios com 16 léguas quadradas cada 1, sendo chamados de "Colonia Conde d'Eu" e "Colonia Princesa Isabel", porém nos primeiros 5 anos a ocupação é quase nula, inexpressiva.
A situação começa a mudar a partir de 1875, quando na Itália durante o reinado do Rei Victor Emanuel, surgem problemas sociais, políticos e econômicos, resultando num situação de pobreza, e na falta de recursos para investimentos que atendesse as necessidades dos agricultores.
Nesse momento o Império do Brasil, acena com uma série de estímulos e surge como solução, dessa forma a imigração ganha um ritmo intenso, das regiões de Lombardia, Piemonte, Emília e Vêneto.
Para abrigar os imigrantes, o governo funda uma nova colonia chamada de "Fundos de Nova Palmira", depois denominada "Colonia de Caxias", dando origem a cidade de Caxias do Sul, e a partir de 20 de maio, começam a chegar os primeiros pioneiros.
Simultaneamente, desenvolveram-se a "Colonia Conde d'EU", que deu origem a cidade de Garibaldi e a "Colonia Princesa Isabel", que deu origem a Bento Gonçalves.
A partir de 1877 os novos imigrantes, são encaminhados para a região central da província, e começam a praticar a técnica indígena de derrubada-queimada-plantação e ficam espantados com a extraordinária produtividade.
Dessa forma, começam a ocupar e a fundar colonias mais distantes, alcançando toda a margem meridional do planalto e depois chegando ao oeste de Santa Catarina.

PAULO MENA PESQUISADOR
Fonte de consulta: Livro "Calendário Histórico cultural do RS"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarim Farrapo

Na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, processava-se desde 1824 a colonização, com os imigrastes alemães, que ocupavam a região do ...